10 coisas que você precisa saber sobre o Lifting Facial

10 coisas que você precisa saber sobre o Lifting Facial

A palavra lifting deriva do verbo “lift”, que significa levantar. É uma das cirurgias plásticas faciais mais realizadas no Brasil, pois consiste em trazer de volta o aspecto jovial do rosto.

Conheça mais sobre o Lifting facial em dez perguntas básicas:

  1. O que é o lifting facial? É uma cirurgia plástica que tem por objetivo rejuvenescer a região do rosto e pescoço através do reposicionamento da pele e músculos, devolvendo o aspecto natural e jovial da pele.
  2. Quais são as indicações? As principais indicações são para pessoas que tenham deformações no rosto, bochechas caídas, bolsas nas regiões dos olhos, rugas, sulcos e vincos profundos, assim como excesso de pele que não possam ser resolvidos através de tratamentos não cirúrgicos.
  3. Quais são as contraindicações? Pessoas de idade muito avançada, que tenham algum problema de saúde, como diabetes e cardiopatias ou que tenham algum ferimento exposto / sensibilidade excessiva na região da operação.
  4. Onde são feitos os cortes? Normalmente os cortes são feitos em regiões menos expostas, como atrás da orelha, na região temporal ou no couro cabeludo.
  5. Que outros nomes são dados a essa cirurgia? Ritidectomia, plástica facial, face lifting, e ritidoplastia.
  6. Quem pode realizar essa operação? O lifting é feito por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  7. Quais cuidados devem ser tomados antes da cirurgia? Antes da cirurgia o paciente deve estar em boas condições de saúde, sendo necessária uma anamnese completa, exames pré-operatórios de rotina para avaliar o quadro geral de saúde do paciente.
  8. Como é o pós-operatório? Após a cirurgia o paciente ficará com uma bandagem no rosto por aproximadamente dois dias, a fim de minimizar inchaços e hematomas. Após isso, recomenda-se a drenagem linfática. Recomendações de repouso e cuidados extras são feitos pelos médicos.
  9. Depois de quanto tempo poderei usar maquiagem e joias? O uso de maquiagens e joias no rosto, principalmente brincos e piercings normalmente só é recomendado após 30 dias da operação.
  10. Podem ocorrer complicações? Como qualquer cirurgia, podem ocorrer complicações como dormências, rompimento de suturas, má cicatrização ou necrose do tecido, porém essas complicações são raras de acontecer e, em um pós operatório cuidadoso, podem ser evitadas.