O que é Otoplastia?

O que é Otoplastia

É a cirurgia de orelhas! É usada para corrigir casos de orelhas de abano. O bom deste procedimento é que a cicatriz fica praticamente invisível, por localizar-se atrás da orelha, naquele sulco formado entre ela e o crânio.

O que também ajuda bastante é que, como se trata de uma região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar quase imperceptível, mesmo em algumas técnicas que utilizam pequenas incisões na face anterior.

Nas crianças, a anestesia é geral. Já em adultos, a anestesia é local, com ou sem sedação, dependendo do critério médico.

Um profissional habilitado e experiente nestes procedimentos, como é o caso do Dr. Juan Sánchez, indicará o passo a passo mais indicado.

E quanto à internação, o período é longo? Não! Dependendo da anestesia e da faixa etária do paciente, a internação vai de meio período a um dia.

A cirurgia, em si, geralmente varia de uma hora e meia a duas horas. Mas vale destacar que o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico.

Esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. É o médico quem informará com detalhes sobre esta questão do tempo total de todo o procedimento.

Os riscos desta cirurgia são mínimos, como qualquer operação mais simples.

VOU SENTIR DOR?

Um temor sempre presente quando vamos passar por um procedimento cirúrgico é se há dor no pós-operatório. No caso da otoplastia, percebe-se certo incômodo nos dias seguintes à operação.

Quando houver esta dor, o médico recomendará o uso de analgésicos comuns. Quanto ao curativo, é necessário que se faça a proteção da cicatriz com curativos pequenos.

Protege-se a orelha (principalmente quando a cirurgia é feita em crianças), nos primeiros dias, com uma espécie de touca. Isso é feito para que se evitem traumatismos no local.

Em alguns casos, recomenda-se o uso de faixinhas, como aquelas que são usadas em atividades como ‘ballet’ou ‘tênis’.

RESULTADOS DEFINITIVOS

Quando se faz a cirurgia de otoplastia, é necessário que o médico dê alguns pontos na região operada. Estes pontos são retirados por volta do 8º dia após o procedimento.

Não existe dor na retirada deles. Quando os pontos e o curativo são retirados, já nota-se um resultado bem avançado da operação (em torno de 80% do resultado esperado).

É mais ou menos depois da 12ª semana que se atinge o resultado definitivo. Uma dúvida frequente é se há o risco de voltar o problema do abano após a cirurgia.

Pois bem: desde que devidamente conduzida a cirurgia, o resultado será definitivo. Por isso a importância de passar pelo procedimento nas mãos de um profissional como Dr. Juan Sánchez.

Vale dizer que uma leve assimetria poderá ocorrer, uma vez que mesmo aqueles que têm orelhas consideradas normais não apresentam simetria absoluta.

PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DA OTOPLASTIA

Toda cirurgia exige alguns cuidados e recomendações em seu pré e pós-operatório e com a otoplastia não é diferente.

Vamos às dicas! Se na véspera da cirurgia, o paciente apresenta alguma infecção ou mesmo uma simples gripe, há a necessidade de avisar o médico.

É importante que se obedeça ao horário estabelecido para a internação. Mantenha-se em jejum por um período de 8 a 12 horas antes, conforme orientação do cirurgião.

Uma recomendação é lavar os cabelos na véspera da cirurgia. Se o paciente tem cabelos compridos, não há a necessidade de se cortar, pois os cabelos até ajudam a disfarçar o curativo, nos primeiros dias do pós-cirúrgico.

Mais dicas: evite sol, friagem, vento e traumatismos locais por um período de 10 dias. Obedeça a prescrição médica.

O paciente poderá retornar às atividades escolares e/ou profissionais depois de quatro ou cinco dias após a cirurgia. A alimentação é livre a partir do segundo dia. Indicam-se proteínas (carnes, leite e ovos) e vitaminas (frutas).