Cirurgia plástica corporal: e evolução médica que pode devolver sua felicidade

Lipolaser

Com a evolução da tecnologia e das técnicas cirúrgicas, as cirurgias plásticas têm se tornado cada vez mais uma opção viável na devolução da auto estima ou na correção de problemas físicos que podem acometer pessoas de qualquer idade.

Normalmente, as cirurgias plásticas estão divididas em faciais e corporais e seus objetivos, assim como sua complexidade, podem variar bastante. Em relação às cirurgias corporais, as opções são muitas e os resultados cada vez mais eficazes. Nesse texto vamos conhecer as principais opções, seus objetivos e também os cuidados a serem tomados antes de se decidir por um procedimento cirúrgico. A seguir, acompanhe as cirurgias mais comuns no país:

Lipoaspiração

Mamoplastia de aumento

Mamoplastia de redução

– Implantes de Contorno

Abdominoplastia

– Lifting

 

Lipoaspiração: É um procedimento indicado para a retirada do excesso de gordura localizada de determinadas áreas do corpo, como abdome, cintura, costas, lateral das mamas, coxas e braços. O procedimento é realizado com a introdução de uma cânula e através dela é realizada a aspiração da gordura. A anestesia pode ser local, geral ou peridural, de acordo com a dimensão do procedimento. Manchas roxas podem aparecer sendo recomendável o uso de cinta elástica por aproximadamente três semanas, associado a drenagem linfática. Algumas clínicas já oferecem uma evolução da técnica, conhecida como Vibrolipo e lipolaser, apresentando resultados mais naturais e recuperação mais rápida. Em São José dos Campos, o Dr. Juan Sanchez já utiliza essas técnicas.

Mamoplastia de Aumento: Uma das mais comuns é indicada para aumento da mama, para estabelecimento da simetria ou reconstrução em casos de perda parcial ou total da mesma. Podem variar de acordo com o tipo, tamanho e forma, que são determinados pelo médico. A incisão pode ser realizada Submamária, Areolar ou Axilar. É recomendável o uso de sutiã cirúrgico por três semanas.

Mamoplastia de redução: É a remodelação da mama por meio da retirada do excesso de pele e de tecido mamário, buscando um aspecto mais harmonioso e proporcional à estrutura física da paciente. Geralmente exige anestesia peridural. O Dr. Juan Sanches utiliza a técnica inovadora em “D” espelhado, que proporciona cicatrizes menores e resultados mais eficazes. O tempo de recuperação e os cuidados a serem tomados são semelhantes aos da mamoplastia de aumento.

Implantes de Contorno Corporal: Conhecida como Bioplastia, consiste em uma técnica de implante de material bio compatível e absorvível pelo organismo para aumentar o volume de certas áreas do corpo, mais freqüentemente nos glúteos e face. Requer apenas anestesia local, com resultados imediatos e chances reduzidas de complicações. Podem ser associados a outras cirurgias.

Abdominoplastia: Permite correção funcional e estética. Consiste na retirada do excesso de pele do umbigo para baixo, sutura do músculo reto-abdominal e pode ser associada a uma lipoaspiração. No entanto, não deve ser considerada como tratamento de obesidade, ou substituta de dietas e exercícios físicos. O Dr. Juan Sanchez trabalha com o mais moderno sistema de fechamento da pele, feito por meio de uma tela autoadesiva de poliéster, o que melhora a qualidade da cicatriz.

Lifting: procedimento para retirada de excesso de pele e flacidez de diversas áreas do corpo e da face. É uma das cirurgias mais realizadas no Brasil. É utilizada para amenizar o efeito do tempo e da gravidade, reacomodando os tecidos. A complexidade, recuperação e riscos dependem muito do local e extensão do procedimento realizado.

Como se pode observar, as alternativas corretivas proporcionadas pela evolução da cirurgia plástica são muitas e contemplam necessidades consideradas impensáveis até bem pouco tempo atrás. No entanto, antes de se submeter a qualquer procedimento cirúrgico é preciso avaliar com muita cautela os benefícios e riscos inerentes a intervenções invasivas.

Por isso, é necessário que se busque profissionais sérios e que estejam sempre comprometidos em orientar o paciente de forma transparente e clara. É preciso lembrar também que as expectativas em relação aos resultados devem ser realistas, a fim de não haver decepções posteriores.

Por outro lado, com um bom cirurgião, cuidados pré-operatórios adequados e expectativas equalizadas, é sempre possível ganhar ou recuperar a auto estima, que sem um procedimento cirúrgico seria praticamente impossível. Por fim, pense, decida e deixe que a cirurgia adequada lhe traga ou devolva a chance de ser feliz. Você merece!