Conheça os riscos da lipoaspiração e como preveni-los

lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico bastante seguro, mas que ainda gera muitas dúvidas e preocupações nas pessoas que optam por ele. O motivo são as notícias, algumas vezes sensacionalistas, que povoam a imprensa sempre que algum incidente ou complicação ocorre em decorrência de sua realização.

Por isso, o objetivo deste artigo é esclarecer de uma maneira realista e transparente que a lipoaspiração é um método seguro, porém não totalmente isento de riscos. Afinal de contas, com informações claras e objetivas fica muito mais fácil tomar uma decisão segura e consciente.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a lipoaspiração é sim um procedimento cirúrgico. E que o risco de complicações é uma situação inerente a todo e qualquer procedimento cirúrgico. É por esse motivo que a lipoaspiração só deve ser realizada por médico com especialização em cirurgia plástica.

E apesar de ser um procedimento até mais simples do que outras intervenções plásticas, a lipoaspiração oferece alguns riscos, conforme veremos a seguir. Acompanhe as principais complicações possíveis:

- Trombose Venosa Profunda. É rara e decorre da formação de coágulos de sangue que podem entupir veias. Decorre mais de situações extra cirurgia, como histórico familiar, falta de movimentação, obesidade, entre outras.

- Equimoses. São uma das complicações mais comuns e se manifestam como manchas roxas na pele. Não são graves e costumam desaparecer após algum tempo.

- Seroma. Consiste no acúmulo de líquidos sob a pele. A utilização das técnicas mais modernas, tais como, a vibro lipoaspiração e a lipoaspiração a laser  minimizam bastante este problema, além do  uso da cinta pós- cirúrgica.

- Infecção. É um risco presente em qualquer procedimento cirúrgico. Cuidados básicos como o uso de antibióticos antes da cirurgia e cuidados pós-operatórios, podem prevenir sua ocorrência.

- Imperícia Médica. É uma das complicações mais raras, porém podem ser amenizadas com a escolha de um profissional experiente e capacitado para a realização da mesma.

Com a lista das principais complicações em mente é possível descrevermos algumas atitudes que poderão minimizar os riscos.

Um dos principais cuidados é fazer um planejamento cauteloso antes da cirurgia. É preciso escolher um bom médico, realizar o procedimento em ambiente hospitalar, vale buscar indicação de amigos e até fazer pesquisas na internet. Também é importante que a pessoa siga todas as orientações pré e pós-cirúrgicas passadas pelo profissional e sua equipe.

O pós-operatório também é um momento muito importante para evitar possíveis complicações. Os principais cuidados são:

- Adotar alimentação saudável

- Fazer repouso

- Usar cinta modeladora

- Cuidados com a cicatriz

- Tomar os medicamentos indicados

- Evitar sol

- Ingerir bastante água

Com uma decisão consciente, a escolha de um médico responsável e os devidos cuidados pré e pós-cirúrgicos, é possível reduzir significativamente os riscos em uma lipoaspiração. E com a adoção desses cuidados básicos, com certeza será possível cada vez menos vermos matérias negativas na imprensa sobre a lipoaspiração.

Em São Paulo e São José dos Campos, a Clínica Dr. Juan Sánchez é uma das mais conceituadas e conta com profissionais altamente especializados e equipamentos de ponta para a realização de inúmeros procedimentos cirúrgicos e estéticos, entre eles a lipoaspiração.

A clínica possui endereços na Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 105, em São Paulo e a na Rua Santa Clara, 1035, em São José dos Campos. Para mais informações: www.drjuan.com.br.