Dicas para uma dieta pós cirurgia plástica

Dicas para uma dieta pós cirurgia plástica

A alimentação adequada é um componente fundamental para o processo de recuperação de qualquer paciente submetido a um procedimento cirúrgico.

Isso porque após a realização de uma cirurgia o corpo passa por um estágio de estresse metabólico e pode se tornar mais vulnerável, caso não se cumpram à risca as recomendações médicas, o uso de medicações, do repouso necessário após a realização do procedimento cirúrgico e, sobretudo, não se tenha uma alimentação nutricionalmente equilibrada.

O cirurgião plástico afirma que o sucesso da recuperação de um paciente submetido a uma cirurgia está intimamente ligado aos cuidados que ele tem com sua alimentação. E no caso das cirurgias plásticas, seguir tais orientações é certamente a forma mais eficaz de obter um pós-operatório com baixo risco de complicações.

Cinco Dicas para uma dieta pós-cirurgia plástica

  • Inclua vitamina C em seu cardápio – Frutas cítricas como laranja, lima e limão e também legumes como cenoura e beterraba são fontes de vitamina e atuam como antioxidantes, contribuindo para a estabilização da imunidade e previnem o envelhecimento da pele.
  • A ingestão de frutas vermelhas, alho podem ser um forte aliado no processo de recuperação pós-operatório. Um dos motivos está na presença do flavonoide, componentes de baixo peso molecular encontrado em frutas e vegetais, que são responsáveis pela ação antinflamatória, reduzindo o inchaço comum aos processos pós-operatórios. Este composto está presente no morango, amora, maçã, framboesa, mirtilo e também nos chás preto, verde e branco.
  • Consuma brócolis, couve e repolho – Além de atuarem como antioxidantes, estes vegetais cumprem a função de desintoxicar o fígado, órgão responsável pela metabolização e armazenamento de nutrientes. O consumo destes três aliados também possui uma importância fundamental no processo pós-operatório, pois contribuem na quebra de moléculas da anestesia e outros medicamentos antes de sua eliminação.
  • Consuma ômega 3 – Presente em peixes como salmão e sardinhas, o ômega 3 é um tipo de gordura poli-saturada essencial para o corpo, que não a produz. É um poderoso composto antinflamatório que contribui para a saúde da pele, auxilia no controle da pressão arterial e estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, contribuindo para o processo de cicatrização da pele.
  • Ingira água mineral e isotônicos – A hidratação compõe um fator de fundamental importância para a recuperação, pois é fonte de vários nutrientes, agindo no controle da temperatura corporal, na excreção de toxinas e resíduos fármacos, através do suor e da urina. A ingestão de água natural e água de coco é indispensável no pós-operatório, pois são ricas em sódio, composto essencial na regulação da pressão sanguínea.