Gravidez após abdominoplastia: será que traz algum risco?

abdomino-gravidez

A relação entre a cirurgia de abdome conhecida como abdominoplastia e a gravidez é um assunto que gera muitas dúvidas e até insegurança nas mulheres que pensam em se submeter a esse tipo de procedimento.

Isso ocorre pelo fato de muitas mulheres temerem engravidar após terem se submetido a uma abdominoplastia. O principal temor das mulheres é se a gravidez pós-cirurgia pode acarretar algum dano à saúde do bebê, ou da própria mãe.

De acordo com os médicos cirurgiões, o ideal é que a mulher se submeta à abdominoplastia depois de decidir não ter mais filhos. Ou que aguarde pelo menos um ano antes de engravidar. Isso deve ser feito para que as estruturas físicas se consolidem após a cirurgia.

No entanto, em muitos casos a mulher pode engravidar de forma não planejada, em um prazo menor do que um ano e, nesses casos, há muita dúvida acerca de efeitos indesejáveis.

Nesses casos, temos uma boa notícia e outra não tão boa. A boa é que a gravidez após cirurgia de abdominoplastia não oferece riscos à saúde da mãe ou do bebê. Afinal, a abdominoplastia não altera o funcionamento dos órgãos reprodutores das mulheres e, além disso, a barriga possui uma grande elasticidade natural.

Nesse tipo de cirurgia, o médico promove a plicatura (fechamento) da musculatura abdominal, com a retirada do excesso de pele do umbigo para baixo.

Mas a notícia não tão boa é que os resultados da cirurgia podem se perder, ou no mínimo se reduzirem, por conta da gravidez. Mas mesmo nesse caso, ainda é possível atenuar os efeitos negativos com alguns cuidados. Alguns deles são não ganhar muito peso, ingerir bastante água e hidratar bastante a pele durante toda a gestação.

Em relação ao tipo de parto, se vai ser normal ou cesariana, também não há o que temer. É importante ressaltar que o corte da cesariana não interfere em nada na cirurgia plástica.

Por fim, também vale saber que a mulher pode voltar a se submeter a nova abdominoplastia mesmo depois de ter realizado um primeiro procedimento e ter engravidado depois.

Na Grande São Paulo e no Vale do Paraíba, a Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Juan Sánchez está apta a executar os procedimentos de abdominoplastia, entre outros procedimentos cirúrgicos. A clínica é uma das mais conceituadas do Estado de São Paulo com endereços na Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 105, em São Paulo e a na Rua Santa Clara, 1035, em São José dos Campos. Para mais informações: www.drjuan.com.br.