Ninfoplastia tem objetivos estéticos e funcionais para as mulheres

ninfoplastia

Seja por questões estéticas, ou mesmo incômodos durante as relações sexuais, um procedimento cirúrgico que cada vez mais têm atraído as mulheres é a chamada Ninfoplastia. Também conhecida como Labioplastia, essa cirurgia tem como objetivo reduzir os pequenos lábios vaginais.

O principal motivo que leva as mulheres a procurarem pelo procedimento é por conta da hipertrofia das estruturas que protegem a entrada da vagina. A cirurgia tem a capacidade de reduzir o tamanho ou alterar a forma tanto dos pequenos, quanto dos grandes lábios da vagina. Com isso, é possível reduzir significativamente o incômodo estético e também a ocorrência de dores durante o ato sexual.

Em alguns casos, a hipertrofia é tão acentuada que até mesmo a higienização local por ficar comprometida, predispondo a mulher ainda mais a possíveis infecções, como a candidíase, por exemplo. A boa notícia é que a correção do problema é relativamente simples, permitindo uma rápida recuperação.

Para a realização da Ninfoplastia, geralmente a mulher recebe anestesia peridural, acompanhada de sedação. Em alguns casos, também é possível usar apenas anestesia local, o que abrevia ainda mais a recuperação, com a liberação da paciente no mesmo dia da cirurgia.

Após a anestesia, o cirurgião realiza o procedimento com a retirada de parte dos pequenos lábios, promovendo em seguida a reconstrução de tais estruturas. A cirurgia dura entre 40 e 90 minutos encerrando-se com a aplicação de pontos no local.

Após a cirurgia, a paciente deverá manter repouso de dois a três dias. Quem exerce atividade profissional sem esforço físico já pode ser liberada após esse período. Em caso de mulheres que exerçam atividades com maior esforço, o tempo de espera pode chegar a três semanas.

A retomada dos exercícios físicos normalmente também demanda um período de espera de cerca de três semanas. Cuidados extras devem ser observados em caso de exercícios como bicicleta. As relações sexuais, por sua vez, devem aguardar um pouco mais, entre 30 e 45 dias, para serem retomadas.

Outro cuidado que a mulher deve ter está relacionado à higiene local. Tanto no banho, quanto após urinar, deve-se fazer uma higienização local com sabonete neutro. Já as roupas íntimas devem ser folgadas e arejadas para não prejudicarem a recuperação.

Já os resultados podem ser observados a partir de 30 dias, quando o local já está praticamente cicatrizado. Os resultados finais, no entanto, serão percebidos após 90 dias, com a redução do inchaço local.

 

 

A mulher que optar por um procedimento de Ninfoplastia ou labiosplatia deve procurar um profissional capacitado. Essa cirurgia pode ser realizada por cirurgiões plásticos ou ginecologistas. É recomendável averiguar se o profissional tem registro no Conselho Federal de Medicina.

Em São Paulo e São José dos Campos, a Clínica Dr. Juan Sánchez é uma das mais conceituadas e conta com profissionais altamente especializados e equipamentos de ponta para a realização de inúmeros procedimentos cirúrgicos, entre eles a Ninfoplastia.

A clínica possui endereços na Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 105, em São Paulo e a na Rua Santa Clara, 1035, em São José dos Campos. Para mais informações: www.drjuan.com.br.