O que é mamoplastia de aumento?

mamoplastia-de-aumento

A mamoplastia de aumento ou cirurgia de aumento de mama é um procedimento estético indicado para mulheres com poucos seios ou que se sentem desconfortáveis com a aparência das mamas, após a gravidez e perda de peso ou devido às mudanças do corpo provocadas pelo envelhecimento.

A técnica consiste em colocar implantes para aumentar o tamanho dos seios ou restaurar o volume mamário e tem diferenças em seu tipo de incisão, método e localização das próteses, que podem ser embaixo da glândula ou abaixo do músculo, dependendo da opção escolhida pela paciente, após uma conversa com o médico, que ajudará a analisar qual a melhor escolha, de acordo com o caso.

Antes de fazer a mamoplastia de aumento, a paciente, após uma consulta com o médico especialista qualificado para o procedimento e certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, acerta os detalhes sobre a mamoplastia, principalmente sobre a prótese, ponderando quais as opções corretas para o seu objetivo.

Em alguns casos é necessário realizar alguns exames e tomar alguns medicamentos antes da operação.

Como é o processo cirúrgico da Mamoplastia de Aumento?

Durante a cirurgia plástica há algumas etapas a serem percorridas. Inicialmente a paciente é anestesiada e depois é feita a incisão, que pode ser submamária, axilar ou areolar, variando de acordo com o implante, o volume desejado, dentre outros procedimentos cirúrgicos, envolve alguns riscos, embora sejam muito raros, como hematomas e infecções.

Mamoplastia costuma ser pouco dolorosa e é importante para a recuperação, que a paciente não faça atividades que exijam um grande esforço físico principalmente durante o primeiro mês após a cirurgia e depois da terceira semana é indicado que ela use uma fita e gel de silicone para ajudar no processo de cicatrização.

Seus resultados já são aparentes logo após a operação, mas o efeito final somente pode ser observado depois de seis meses, quando o local já está cicatrizado.

Antes de optar por fazer a mamoplastia a paciente deve ponderar se é realmente o que deseja e após essa reflexão, dar continuidade ao processo.

A cirurgia pode ser benéfica não só para a beleza estética da paciente mas também porque na maioria dos casos provoca uma grande melhora na sua autoestima e na aceitação do próprio corpo.