O que é rinoplastia?

tipos de rinoplastia

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico desenhado especialmente no intuito de alterar a forma do nariz. Pode ser feita quando é preciso corrigir uma deformidade estrutural como a presença de uma protuberância, proporcionar sutis mudanças no tamanho e a forma do nariz com o objetivo de melhorar a sua aparência.

O septo nasal é a parede entre as fossas nasais. Composto de cartilagem e osso, ele divide a cavidade nasal em duas metades.

O septo ideal é reto, separando o lado esquerdo e direito do nariz em cavidades de igual tamanho. Um septo desviado pode ocasionar uma série de problemas respiratórios como dificuldade de efetuar a respiração de forma correta.

Uma rinoplastia pode mudar muitas seu nariz, incluindo o seu tamanho, largura do nariz, o tamanho e a posição das fossas nasais e o perfil do seu nariz.

Hoje é possível recorrer à rinoplastias étnicas, isto significa que a cirurgia é feita no intuito de realizar mudanças sutis no nariz prestando atenção nos traços mais específicos.

Tipos de rinoplastia

Existem diversos tipos de rinoplastia que permite remodelar e melhorar a funcionalidade do seu nariz.

  • Rinoplastia de redução: A rinoplastia deste tipo é realizada no intuito de diminuir o tamanho e/ou largura dos ossos da ponta e dorso do nariz. Também é aplicada à redução das asas nasais. A maior parte das pessoas procura este tipo de cirurgia quando acreditam que o seu nariz é desproporcional se comparado com o resto de sua face.
  • Rinoplastia de aumento: Esta cirurgia tem como objetivo o aumento das dimensões do nariz. Algumas das principais razões pelas quais é realizado este tipo de procedimento é o subdesenvolvimento congênito, perda de parte do nariz após acidentes (este é o caso de rinoplastia secundária) ou simplesmente a desconformidade do paciente com a proporção do seu nariz.

Quem pode fazer rinoplastia?

Para fazer uma cirurgia plástica é preciso contar com condições físicas adequadas, a questão é que realizar um procedimento estético requer uma série de fatores.

Optar pela realização de uma cirurgia como a rinoplastia vai além da questão estética. Muitas pessoas recorrem a esta técnica no intuito de melhorar a funcionalidade do seu nariz, ou seja, respirar melhor.

A rinoplastia é a cirurgia que garante a alteração dos mais variados aspectos do seu nariz como tamanho da ponta, asas, colocação do septo no seu devido lugar, retirada de protuberâncias indesejadas.

Se você acredita ser o candidato ideal para investir em uma rinoplastia, vale a pena considerar os fatores quando o assunto é fazer ou não este tipo de cirurgia.

Requisitos para fazer rinoplastia

Normalmente, os candidatos ideais para fazer uma cirurgia deste tipo são as pessoas que procuram melhorar a aparência.

Se você possui um excelente estado de saúde, conta com estabilidade psicológica e é realista quanto às expectativas, certamente você é um bom candidato para realizar uma rinoplastia.

A cirurgia melhorará a sua aparência, elevará a sua autoconfiança e a autoestima. Um aspecto importante que merece especial atenção é que a rinoplastia não conseguirá que a nossa concepção quanto pessoa seja alterada, assim, não é possível lançar mão da rinoplastia esperando que o nosso nariz nos faça parecer ou até mesmo, ser outra pessoa.

Por este motivo, é preciso discutir com o especialista quais são os reais motivos que incentivam a realização de uma rinoplastia.

A idade também é muito importante na hora de procurar um cirurgião plástica com esta finalidade. Os especialistas evitam realizar este tipo de procedimento em pessoas com idade inferior a 14 ou 15 anos.

É claro que exceções existem e variam de acordo às necessidades do paciente.

Como pode perceber, não existe um tipo específico de paciente ideal na hora de decidir pela realização da rinoplastia.

O fator principal a ser considerado é a necessidade da pessoa na hora de optar pela realização desta cirurgia. Além disso, a rinoplastia precisa ser compreendida como um mecanismo para melhorar a sua aparência e não como forma de conquistar a perfeição estética.

Como é a recuperação da rinoplastia?

A recuperação da rinoplastia varia de acordo com a técnica adotada na cirurgia. Antes de esclarecer itens da recuperação, é preciso considerar os tipos de rinoplastias.

Existem duas variedades em termos de acesso ao local a ser tratado: rinoplastia fechada e rinoplastia aberta. Logo após analisar os dois tipos de rinoplastia, é hora de falar sobre o pós-operatório.

Considerar todos os aspectos quando se trata dos dias após a realização da rinoplastia permite que você compreenda de maneira adequada quais são os prazos e principalmente, quando a pessoa voltará às suas atividades cotidianas.

Após a cirurgia, o paciente passa 24 horas no hospital . é necessário que o paciente compareça à clínica para acompanhamento pós operatório no intuito de verificar os resultados imediatos.

Veja algumas dicas para melhorar o pós- operatório:

  • Evite realizar esforços físicos intensos durante os primeiros 10, 15 dias, isso reduzirá os riscos de sobrecarregar a zona operada.
  • Durma com o rosto para cima, desta forma a zona onde foi sofrida a intervenção não será afetada. Evite a pressão no local.
  • Tome todos os medicamentos receitados pelo médico.
  • Evite assoar o nariz nas primeiras semanas após a rinoplastia.
  • Evite exposição ao sol.

Em suma, a rinoplastia não é uma intervenção cirúrgica que demande semanas de repouso, portanto, não ocasiona problemas laborais e cotidianos.