O que é rinoplastia?

O que é rinoplastia

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico desenhado especialmente no intuito de alterar a forma do nariz. Pode ser feita quando é preciso corrigir uma deformidade estrutural, como a presença de uma protuberância, proporcionar sutis mudanças no tamanho e a forma do nariz, com o objetivo de melhorar a sua aparência ou corrigir um problema funcional, como a dificuldade respiratória.

O septo nasal é a parede entre as fossas nasais. Composto de cartilagem e osso, ele divide a cavidade nasal em duas metades.

O septo ideal é reto, separando o lado esquerdo e direito do nariz em cavidades de igual tamanho. Um septo desviado pode ocasionar uma série de problemas respiratórios como dificuldade de efetuar a respiração de forma correta.

Uma rinoplastia pode mudar muito seu nariz, incluindo o seu tamanho, largura do nariz, o tamanho e a posição das fossas nasais e o perfil do seu nariz.

Hoje é possível recorrer à rinoplastias étnicas, isto significa que a cirurgia é feita no intuito de realizar mudanças sutis no nariz prestando atenção nos traços mais específicos.

Tipos de rinoplastia

Existem diversos tipos de rinoplastia que permite remodelar e melhorar a funcionalidade do seu nariz.

Rinoplastia de redução

A rinoplastia deste tipo é realizada no intuito de diminuir o tamanho e/ou largura dos ossos da ponta e dorso do nariz. Também é aplicada à redução das asas nasais. A maior parte das pessoas procura este tipo de cirurgia quando acreditam que o seu nariz é desproporcional se comparado com o resto de sua face.

Rinoplastia de aumento

Esta cirurgia tem como objetivo o aumento das dimensões do nariz. Algumas das principais razões pelas quais é realizado este tipo de procedimento é o subdesenvolvimento congênito, perda de parte do nariz após acidentes (este é o caso de rinoplastia secundária) ou simplesmente a desconformidade do paciente com a proporção do seu nariz.

Rinoplastia étnica

Embora posa ser considerada uma cirurgia especial, ela é a mais tradicional de todas, uma vez que as pessoas procuram pelo nariz ideal para a sua etnia.

Embora esta concepção seja adequada, este tipo de cirurgia foi adotada para definir a cirurgia plástica realizada por etnias que possuem narizes com curvas suaves como asiáticos, africanos e povos da Oceania.

Ao fazer este tipo de rinoplastia, o paciente busca melhorar o aspecto do seu nariz sem abrir mão da identidade dos traços genéticos da raça.