Quais os cuidados pós-operatórios do minilifting

cuidados-pos-operatorios-minilifting

Mini Lifting é um tipo de cirurgia plástica na face, minimamente invasiva. O objetivo desse tipo de tratamento é diminuir os efeitos do envelhecimento do rosto sem criar grandes modificações, discretamente, apenas atenuando marcas de expressão.

Conheça alguns cuidados no pós operatório do minilifting

A recuperação deste procedimento cirúrgico é de suma importância, pois há um período determinado para sarar. É igualmente importante saber que o tempo de recuperação pode variar entre os indivíduos. Saiba mais:

  1. Controle da dor

A intensidade da dor no pós-operatório do minilifting é variável, de acordo com o paciente. Ela pode ser leve, o que pode ser controlada com analgésicos fracos.

Caso seja necessário um analgésico mais potente, pode ser indicado pelo especialista. O importante é saber que a dor diminui com o passar dos dias e melhora muito no terceiro dia.

  1. Cuidado com a postura

A postura de quem se submete a um minilifting é deitada de barriga para cima, em decúbito dorsal. Pode apoiar-se com três travesseiros na região das costas, com a cabeceira elevada em 30 graus.

Não deite de barriga para baixo ou de lado por até 3 dias.

  1. Curativos

Dependendo do tipo de cirurgia plástica, o banho está liberado no dia seguinte. As cicatrizes podem ser lavadas com um antisséptico e enxaguadas.

Após o banho, pode cobrir as feridas com uma gaze, que poderá ser removida para uma massagem cicatricial. É importante não esquecer de massagear as cicatrizes a cada limpeza ou troca de curativos, usando sempre um creme cicatrizante.

  1. Diminuição de edema

O inchaço é comum na região depois da cirurgia. Para controlar este edema, utilize compressas geladas na região frontal nos primeiros dias, por até 2 minutos, com intervalos de 10 minutos.

Um modelador cervical pode ajudar, principalmente, no período noturno por até 7 dias.

  1. Retorno ao médico e retirada dos pontos

O retorno para retirada de pontos e avaliação pós-operatória é indicado de acordo como o paciente evolui à cicatrização.

Caso haja necessidade, o médico pode solicitar mais retornos adicionais, mas estes serão sempre comunicados com antecedência pelo médico cirurgião. Importante observar estas outras orientações:

  • Pode lavar os cabelos normalmente no dia seguinte á cirurgia;
  • Não é permitido dirigir por 1 semana;
  • Não pode praticar atividades físicas por 30 dias;
  • É indicado evitar a exposição solar, somente com 30 dias e com FPS 30 ou superior;
  • É permitido trabalhar no computador, ler, escrever no terceiro dia da cirurgia;
  • É liberado o uso de cremes faciais hidratantes após 1 semana.

Os resultados cirúrgicos serão avaliados somente depois de 3 meses da cirurgia, que é quando o inchaço é reduzido. É preciso dar o tempo necessário para o organismo se recuperar.

Ao aguardar a evolução natural o processo cicatricial terá os melhores resultados.