Quais os tipos de mamoplastia e para quais casos são indicadas?

Tipos de Mamoplastia

A mamoplastia é uma cirurgia plástica que modifica o formato e tamanho das mamas e tem diferentes propósitos, dependendo do caso em específico.

Pode ser realizada para aumentar, diminuir ou até reconstruir os seios, mudando sua aparência e é capaz de influenciar positivamente a autoestima das mulheres que buscam a cirurgia.

Tipos de Mamoplastia:

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é realizada quando a paciente busca aumentar os seios por eles serem pequenos ou por terem sofrido alterações por conta da gravidez, do emagrecimento ou do envelhecimento.

Uma prótese de silicone, que pode variar de tamanho, é colocada através da cirurgia, que também pode variar em relação ao local e método que é utilizado, escolhido previamente pelo médico especializado, ao analisar as condições e o objetivo da paciente;

Mamoplastia redutora

É indicada para pacientes que possuem as mamas volumosas em demasiado e que sofrem com o desconforto e dores nas costas causadas pelo peso dos seios desproporcionais ao seu corpo.

Na mamoplastia redutora, o excesso de gordura, de tecido glandular e de pele é retirado, sendo recomendada para mulheres com o tecido mamário firme, o que possibilita a modelagem dos seios sem a utilização de próteses de silicone;

Mastopexia

Mastopexia ou lifting da mama, com ou sem silicone é uma técnica parecida com a mamoplastia, mas que levanta os seios caídos (com ptose) ou flácidos.

A mastoplastia sem prótese de silicone é indicada para pacientes que querem levantar as mamas sem aumentar seu volume e que tenham uma maior quantidade de tecido mamário.

Já a mastopexia com implante de silicone é indicada para pacientes com pouco volume nos seios e muita flacidez e a cirurgia, além de levantar a mama retira o excesso de pele presente na região.

Mamoplastia Reparadora

Há também a mamoplastia reparadora, que corrige diferenças de tamanho, volume e posicionamento das mamas, variando de acordo com a necessidade de reparação da paciente e a mamoplastia reconstrutora, indicada para mulheres que retiraram uma parte ou a mama por completo (mastectomia) e o cirurgião trabalha na reconstrução da mama e sua recomendação é diferente para cada paciente.

Todas as cirurgias de mamoplastia tem um objetivo especifico e são voltadas para causas diferentes. É importante procurar um especialista que vai orientá-la sobre o caminho certo a seguir e qual o tipo de procedimento adotar.