Tudo o que você precisa saber sobre a abdominoplastia!

Abdominoplastia: tudo o que vc precisa saber

Embora o nome seja complicado, a abdominoplastia nada mais é do que uma cirurgia plástica utilizada para remover o excesso de pele e gordura da região abdominal, reposicionando a musculatura que pode estar separada devido aumento acentuado de peso, gestações, perda excessiva de peso, corrigindo a flacidez e obtendo um perfil abdominal mais slim. O procedimento pode ser indicado tanto para mulheres, quanto para homens.

Apesar dos resultados efetivos, a abdominoplastia não deve ser considerada como um tratamento de obesidade e nem substitui um programa de controle de peso. Em alguns casos, quando há excesso de gordura, uma lipoaspiração pode ser associada de forma complementar.

Antes da cirurgia, é necessário submeter-se a uma série de exames laboratoriais, exames de imagem como ultrassonografia da parede abdominal e de membros inferiores para prevenção de TVP e avaliação cardiológica, para averiguar as condições de saúde do paciente. Também, é necessário evitar o fumo, além de medicamentos como aspirina, anti-inflamatórios, entre outros que possam provocar sangramento.

A cirurgia tem tempo de duração entre duas e quatro horas e necessita de sedação com anestesia peridural (aplicação no espaço epidural, na região lombar). O pós operatório se dá da seguinte maneira:

– Alta hospitalar no dia seguinte

– O paciente sairá com dreno portovac a ser retirado após dois dias

– Deambulação normal, com leve relaxamento dos ombros

– Drenagem, ente o 4º e 5º dia, com aproximadamente dez sessões

– Restrição de atividades físicas intensas por 21 dias.

– Com uso do PRINEO (ver abaixo), o paciente é liberado para banho, após 4º dia, sem necessidade de troca do mesmo

– Após a terceira semana, são utilizadas a fita e o gel de silicone para a melhora da qualidade da cicatriz, que pode variar por um período de 3 a 12 meses, dependendo do processo de cicatrização de cada paciente

– A cicatriz resultante dependerá fundamentalmente da qualidade de cicatrização de cada paciente em particular

É importante ressaltar que na Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Juan Sanchez utilizamos o mais moderno sistema de fechamento da pele, o PRINEO, que consiste em uma tela autoadesiva de poliéster, promovendo proteção antibacteriana sobre a linha de incisão, maior segurança no fechamento da pele, ótimos resultados estéticos, além de permitir que o paciente molhe a incisão após o 4º dia.

Gostou do nosso post? Compartilhe conosco sua opinião. Corre lá e deixe seu comentário nos campos abaixo!